Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAMORIM, Elana Lima De Freitas-
dc.date.accessioned2025-09-26T12:16:01Z-
dc.date.available2025-09-26T12:16:01Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9958-
dc.descriptionAbstract The implementation of information and communication technologies in schools is a process that has already started, and that has been changing the profile of the teaching- learning process. From this, seeking to insert such technologies in the classroom, we aimed to analyze the responses of ten students regarding the questionnaire applied during the development of the research, in addition to presenting an approach that will make use of technological resources such as the Geogebra software, in order to facilitate understanding and give more meaning to concepts that may initially seem extremely abstract. With this, it was expected that a didactics would be developed in order to make the content of similarity of triangles a subject that the student using educational tools can better understand the theory and application. Thus, in addition to collecting information about the computerization of students from the Scientific Initiation Program (PIC) special edition and their knowledge about this content of plane geometry, the research also allows for a reflection on the theme and the changes when adopting a didactic focused on educational technologies.pt_BR
dc.description.abstractResumo A implantação das tecnologias da informação e comunicação nas escolas é um pro- cesso que já foi iniciado, e que vem mudando o perfil do processo de ensino-aprendizagem. A partir disso, procurando inserir tais tecnologias em sala de aula, tivemos como objetivo analisar as respostas de dez alunos referente ao questionário aplicado durante o desen- volvimento da pesquisa, além de apresentar uma abordagem que fará uso de recursos tecnológicos como o software Geogebra, a fim de facilitar a compreensão e de dá mais sentido a conceitos que inicialmente podem parecer extremamente abstratos. Com isso, espera-se que seja elaborada uma didática com o intuito de tornar o conteúdo de seme- lhança de triângulos um assunto que o aluno fazendo o uso de ferramentas educacionais consiga melhor compreender a teoria e a aplicação. Sendo assim, além do levantamento de informações sobre a informatização dos alunos do Programa de iniciação científica (PIC) edição especial e de seus conhecimentos a respeito deste conteúdo da geometria plana, a pesquisa possibilita também uma reflexão da temática e das mudanças ao adotar uma didática voltada para as tecnologias educacionais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectsemelhança de triângulos;pt_BR
dc.subjectsoftware;pt_BR
dc.subjecttic;pt_BR
dc.subjectgeogebra.pt_BR
dc.subjectsimilarity of triangles;pt_BR
dc.subjectsoftware;pt_BR
dc.subjectict;pt_BR
dc.subjectgeogebra.pt_BR
dc.titleA utilização do software Geogebra no ensino da semelhança de triângulospt_BR
dc.title.alternativeUsing Geogebra software to teach similar trianglespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELANA_AMORIM.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.