Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9962
Título: | Benefícios da ludicidade no ensino: aprendizagem de Matemática para estudantes com TEA |
Título(s) alternativo(s): | Benefits of playfulness in teaching: learning mathematics for students with ASD |
Autor(es): | COSTA, Alicia de Mesquita |
Palavras-chave: | ludicidade; aprendizagem Matemática; autismo; playfulness; Mathematics learning; autism. |
Data do documento: | 20-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar os principais benefícios da Ludicidade no Ensino: Aprendizagem de Matemática para estudantes com TEA. É oriundo de pesquisa bibliográfica, portanto analisa, descreve e caracteriza diferentes tipos de jogos e as suas principais contribuições para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática destinada a estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA. A Matemática é intrínseca ao cotidiano do ser humano, pois está presente nos diversos aspectos da nossa vida, desempenhando um importante papel, no sentido de desenvolver a compreensão de fenômenos propiciando a tomada de decisões. Dessa forma, aprender Matemática deve ser algo prazeroso, que leve em consideração o conhecimento prévio dos alunos e suas experiências rotineiras, para que eles possam assimilar melhor os conceitos matemáticos. E quando se trata de pessoas com TEA, é de fundamental importância que faça com criativa responsabilidade, elegendo materiais que sirvam para o atendimento individual pertinente a essa condição de vida, desse grupo de alunos. Desse modo, é imprescindível a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica, visto que atrai a atenção do estudante com TEA, permitindo que o aprendizado aconteça de maneira leve e divertida.__ABSTRACT The main objective of this work is to highlight the main benefits of Playfulness in Teaching: Mathematics Learning for students with ASD. It comes from bibliographical research, therefore it analyzes, describes and characterizes different types of games and their main contributions to the development of the teaching and learning process of Mathematics aimed at students with Autistic Spectrum Disorder - ASD. Mathematics is intrinsic to the human being's daily life, as it is present in the various aspects of our lives, playing an important role in the sense of developing the understanding of phenomena, enabling decision-making. In this way, learning Mathematics should be something pleasurable, which takes into account the students' prior knowledge and their routine experiences, so that they can better assimilate mathematical concepts. And when it comes to people with ASD, it is of fundamental importance that they do it with creative responsibility, choosing materials that serve for the individual service pertinent to this life condition, of this group of students. Thus, it is essential to use the ludic as a pedagogical tool, since it attracts the attention of the student with ASD, allowing learning to happen in a light and fun way. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9962 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alicia_de_Mesquita_Costa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 542,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.