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Título: O jogo Kalah na perspectiva da etnomatemática: uma proposta de ensino decolonizado
Título(s) alternativo(s): The Kalah game from the perspective of ethnomathematics: a proposal for decolonized teaching
Autor(es): DUTRA, Amanda Vitória Aroucha
Palavras-chave: colonização;
decolonização;
etnomatemática;
mancala;
Kalah;
colonization;
decolonization;
ethnomathematics;
Mancala;
Kalah.
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este trabalho tem como finalidade evidenciar as contribuições do jogo Kalah para o desenvolvimento de um ensino pautado na perspectiva da Etnomatemática, de modo a romper com o currículo eurocêntrico, com base na Matemática desenvolvida pelos povos africanos. Esse jogo, que se caracteriza como uma manifestação cultural do continente africano, promove em sua prática o desenvolvimento de habilidades relacionadas à Matemática. Desse modo, pode ser utilizado como um importante recurso pedagógico, a fim contribuir para a formalização dos conhecimentos matemáticos e, além disso, evidenciar as contribuições históricas e científicas dos povos historicamente marginalizados e promover, com isso, uma educação intercultural e antirracista. As discussões deste trabalho fundamentam-se em dados coletados por meio de Pesquisa Bibliográfica de cunho exploratório-descritivo, realizada em livros, documentos oficiais, plataformas digitais, bancos de teses e dissertações, trabalhos publicados em eventos científicos, além de revistas e periódicos online. Além disso, conclui-se, com base nos resultados desta pesquisa que, a utilização de jogos africanos, como o Kalah, no ensino de Matemática pode contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino decolonizadoras ao evidenciar e legitimar saberes e fazeres matemáticos e científicos desenvolvidos no seio da cultura africana.__ABSTRACT This work aims to highlight the contributions of the Kalah game to the development of teaching based on the perspective of Ethnomathematics, in order to break with the Eurocentric curriculum, based on Mathematics developed by African peoples. This game, which is characterized as a cultural manifestation of the African continent, promotes the development of skills related to Mathematics in its practice. In this way, it can be used as an important pedagogical resource, in order to contribute to the formalization of mathematical knowledge and, in addition, to highlight the historical and scientific contributions of historically marginalized people and thus promote intercultural and anti-racist education. The discussions in this work are based on data collected through Bibliographic Research of an exploratory-descriptive nature, carried out in books, official documents, digital platforms, banks of theses and dissertations, works published in scientific events, in addition to online magazines and periodicals. Furthermore, it is concluded, based on the results of this research, that the use of African games, such as Kalah, in Mathematics teaching can contribute to the development of decolonizing teaching practices by highlighting and legitimizing developed mathematical and scientific knowledge and practices. within African culture.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9963
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