Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Carmem Valéria Cabral dos-
dc.date.accessioned2025-09-29T15:58:45Z-
dc.date.available2025-09-29T15:58:45Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9967-
dc.description.abstractRESUMO: A educação é um direito de todos. Para tal, o uso da linguagem é essencial durante o processo de ensino. No contexto da sala de aula pode existir alunos que façam uso de outra língua. No caso dos surdos, estes usam a Língua Brasileira de Sinais. Este estudo teve como objetivo analisar o ensino da Matemática para alunos surdos desde a transmissão do conteúdo por parte do professor à chegada ao aluno por intermédio da LIBRAS, destacando a necessidade de sinais matemáticos utilizados no ambiente acadêmico na língua de sinais. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico de sinais da área matemática na LIBRAS utilizados no ensino superior, chegando à conclusão da necessidade da construção de um material que reúna tais sinais para um curso de Matemática mais acessível à alunos surdos, pois esse seria de suporte para alunos, professores e intérpretes.___ABSTRACT: Education is everyone's right. To this end, the use of language is essential during the teaching process. In the context of the classroom, there may be students who use another language. In the case of the deaf, they use the Brazilian Sign Language. This study aimed to analyze the teaching of Mathematics for deaf students from the transmission of the content by the teacher to the arrival to the student through LIBRAS, highlighting the need for mathematical signs used in the academic environment in sign language. The methodology used was exploratory research, having as data collection the bibliographic survey of signs in the mathematics area in LIBRAS used in higher education, reaching the conclusion of the need to build a material that gathers such signs for a Mathematics course more accessible to the public. deaf students, as this would be a support for students, teachers and interpreters.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectinclusão;pt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectMatemática;pt_BR
dc.subjectlibras;pt_BR
dc.subjectmaterial;pt_BR
dc.subjectInclusion;pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectMath;pt_BR
dc.subjectpounds;pt_BR
dc.subjectm,aterial.pt_BR
dc.titleEducação matemática para alunos surdos e a carência de sinais matemáticos na língua brasileira de sinais: uma proposta para o curso de licenciatura em Matemática.pt_BR
dc.title.alternativeMathematical education for deaf students and the lack of mathematical signs in Brazilian Sign Language: a proposal for the undergraduate course in Mathematics.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carmem_Valeria_Cabral_dos_Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.