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http://hdl.handle.net/123456789/9968
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Conceição de Maria Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-29T16:10:21Z | - |
dc.date.available | 2025-09-29T16:10:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9968 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A necessidade de contagem surge nos primórdios das civilizações quando o homem primitivo pensou em quantificar seus bens, surgindo assim, a primeira ideia associativa de quantidade. Anos depois as representações numéricas foram apresentadas pelos fenícios, babilônicos, egípcios, sendo aprimoradas ao longo do tempo. Das necessidades cotidianas do ser humano, surgem os números inteiros, uma ampliação dos números naturais. Este trabalho aborda um pequeno estudo dos números inteiros, cujo tema foi escolhido por perceber o grau de dificuldade dos alunos no sentido de compreender os conceitos de números, em especial os inteiros e, também, por sua importância para a compreensão e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, pois, consideramos importante que os alunos compreendam e se interessem pela Matemática, inclusive a teoria e aplicação dos números inteiros. Para tanto, realizamos pesquisas bibliográficas como embasamento para toda a pesquisa, como alguns autores demonstram os conteúdos sobre os inteiros em livros didáticos e suas abordagens para o ensino dos números inteiros no Ensino Fundamental, series iniciais, em especial as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Compreendendo que a maioria dos estudantes tem dificuldades, com resolução de situações problemas relativos aos números inteiros, verificar, o que mostram os teóricos sobre a utilização de jogos. O referencial teórico foi de fundamental importância na construção do estudo. Todo interesse, considerando a aversão à Matemática por grande parte dos estudantes, se acentuou, nas aulas de reforço escolar, na observação, enquanto estagiária, da falta de interesse e dificuldades dos alunos e da falta de recursos didáticos para trabalhar em sala de aula. Apesar de apresentar problemas históricos, hoje não se pode entender a Matemática como uma atividade mecânica, ou tarefa de decorar, nem na aplicação de regras associados a códigos matemáticos. Para tornar mais interessante o ato de aprender, o docente precisa compreender e relacionar o que aprende com a realidade cotidiana.__ABSTRACT: The need for counting arises in the early days of civilizations when primitive man thought about quantifying his goods, giving rise to the first associative idea of quantity. Years later, numerical representations were presented by the Phoenicians, Babylonians, and Egyptians, being improved over time. This work addresses a small study of integers, the theme of which was chosen because it perceived the degree of difficulty students face in understanding the concepts of numbers, especially integers, and because of their importance for the understanding and development of teaching and teaching. of learning, as we consider it important that students understand and are interested in Mathematics, especially the theory and application of integers. To this end, we carried out bibliographical research to verify the performance of using problem solving in classrooms, as some authors demonstrate the content on integers in textbooks and their approaches to teaching integers in Elementary School II. especially the operations of addition, subtraction, multiplication, and division. Another point of the research, understanding that many students have difficulties, is understanding the resolution of problem situations related to integers whether they use games. The theoretical framework was of fundamental importance in the construction of the study. All interest, considering the aversion to Mathematics by a large part of the students, was accentuated in the tutoring classes, in the observation, as an intern, of the students' lack of interest and the lack of teaching resources to work in the classroom. Therefore, despite presenting historical problems, today Mathematics cannot be understood as a mechanical activity, or a task of memorizing, nor in the application of rules associated with mathematical codes. To make the act of learning more interesting, teachers need to understand and relate what they learn with everyday reality. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | números inteiros; | pt_BR |
dc.subject | aplicação, | pt_BR |
dc.subject | situações-problema; | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental; | pt_BR |
dc.subject | whole numbers; | pt_BR |
dc.subject | application; | pt_BR |
dc.subject | problem situations; | pt_BR |
dc.subject | elementary school. | pt_BR |
dc.title | Números inteiros: compreensão e aplicação dos números inteiros na resolução de problemas no ensino fundamental, anos finais | pt_BR |
dc.title.alternative | Whole numbers: understanding and applying whole numbers to problem-solving in elementary school, final years | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Conceição_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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