Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9970
Título: Resolução de problemas matemáticos: o método pictórico e o método de polya aplicados em questões da OBMEP
Título(s) alternativo(s): Solving mathematical problems: the pictorial method and the polya method applied to OBMEP questions
Autor(es): AZEVEDO, Gercyislan Pereira de
Palavras-chave: método de Polya;
método pictórico;
resolução de problemas;
OBMEP;
polya method;
pictorial method;
problem solving;
OBMEP.
Data do documento: 20-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: Resolver problemas, independentemente da sua natureza, é de extrema importância na vida de qualquer pessoa e, para tanto, é necessário ter um raciocínio lógico desenvolvido. Em sala de aula, o aluno precisa exercitar o seu raciocínio lógico para entender os conteúdos que a Matemática propõe. Para muitos alunos, a Matemática é difícil, devido ao fato de o conhecimento não chegar a eles de forma que os mesmos entendam. Para tanto, é importante que o professor busque metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em sala de aula. Desta maneira, esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo compreender como o Método de Polya e Método Pictórico são auxiliares na construção de soluções de problemas matemáticos. O Método de Polya foi criado por George Polya e o Método Pictórico, desenvolvido por Yuriko Baldin, ambos utilizados para resolver problemas matemáticos. Cada método tem suas características e cabe aqui neste trabalho entender como são executados nos problemas propostos. Como metodologia, serão aqui analisados algumas questões da OBMEP do ano de 2019, com o propósito de aplicar os métodos aqui descritos e entender como os mesmos funcionam e quais são os seus passos para chegar a uma possível solução.___Abstract: Solving problems, regardless of their nature, is extremely important in anyone’s life and, for that, it is necessary to have a developed logical reasoning. In the classroom, the student needs to exercise his logical reasoning to understand the contents that Mathematics proposes. For many students, Mathematics is difficult, due to the fact that knowledge does not reach them in a way that they understand. Therefore, it is important that the teacher seeks methodologies that facilitate the teaching-learning process of students in the classroom. In this way, this bibliographic research aims to understand how the Polya Method and the Pictorial Method are auxiliaries in the construction of solutions to mathematical problems. The Polya Method was created by George Polya and the Pictorial Method, developed by Yuriko Baldin, both used to solve mathematical problems. Each method has its characteristics and it is here in this work to understand how they were elaborated and executed. As a methodology, some questions from the OBMEP of the year 2019 will be analyzed here, with the purpose of applying the methods described here and understanding how they work and what are their steps to reach the possible solution.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9970
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gercyislan__Azevedo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso365,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.