Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9972
Título: A relação interdisciplinar entre a Matemática e a religião cristã: perspectivas para a formação de professores
Título(s) alternativo(s): The interdisciplinary relationship between Mathematics and the Christian religion: perspectives for teacher training
Autor(es): CHAGAS, Hisadora da Conceição
Palavras-chave: ensino da Matemática;
religião;
interdisciplinaridade;
história da Matemática;
Mathematics teaching;
religion;
interdisciplinarity;
history of Mathematics.
Data do documento: 19-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A relação entre Matemática e Religião no contexto do ensino é um tema pouco explorado na literatura acadêmica. Este estudo objetiva relacionar a Religião como uma forma de contextualização para o Ensino da Matemática. A pesquisa começou com uma revisão histórica, analisando a presença da Religião católica no processo educativo brasileiro, desde a época colonial até a atualidade. Em seguida, foi feita uma análise da legislação educacional do país, para entender a posição oficial sobre a relação entre Religião e Matemática no ensino. Os resultados mostraram que a Religião católica desempenhou um papel importante no desenvolvimento da educação brasileira, com forte influência na concepção do currículo escolar e na formação dos professores. No entanto, a legislação educacional brasileira defende a laicidade do ensino, o que significa que a Religião não deve ser imposta aos estudantes. Em geral, o Ensino da Matemática é baseado em modelos estrangeiros, com pouco destaque para a perspectiva religiosa. Embora haja exemplos de iniciativas de Ensino da Matemática baseadas na Religião, como as escolas adventistas, isso não é comum na maioria das escolas brasileiras. Em resumo, conclui-se que embora haja uma relação histórica entre Matemática e Religião, a perspectiva religiosa não tem sido enfatizada no Ensino da Matemática no país.__ABSTRACT: The relationship between Mathematics and Religion in the context of teaching is a subject little explored in the academic literature. This study aims to relate Religion as a form of contextualization for the Teaching of Mathematics. The research began with a historical review, analyzing the presence of the Catholic Religion in the Brazilian educational process, from colonial times to the present day. Then, an analysis of the country's educational legislation was carried out, in order to understand the official position on the relationship between Religion and Mathematics in teaching. The results showed that the Catholic religion played an important role in the development of Brazilian education, with a strong influence on the design of the school curriculum and on teacher training. However, Brazilian educational legislation defends the secularity of teaching, which means that Religion should not be imposed on students. In general, Mathematics Teaching is based on foreign models, with little emphasis on the religious perspective. Although there are examples of Math Education initiatives based on Religion, such as Adventist schools, this is not common in most Brazilian schools. In summary, it is concluded that although there is a historical relationship between Mathematics and Religion, the religious perspective has not been emphasized in Mathematics Teaching in the country.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9972
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HISADORA_CHAGAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso692,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.