Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUTO, Jackeline Barbosa-
dc.date.accessioned2025-09-29T17:53:01Z-
dc.date.available2025-09-29T17:53:01Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9974-
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem como objetivo resgatar brevemente a história da geometria, para discutir a sua importância na construção do conhecimento matemático, além disso propõe-se a analisar as habilidades necessárias para o ensino de geometria conforme estipulado pelo Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM), com ênfase no 6º ano do ensino fundamental. Apresenta uma pesquisa com professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental Anos Finais em especial aos que ensinam no 6° ano. Analisa a percepção de professores sobre as dificuldades e práticas pedagógicas na abordagem da geometria. Utiliza metodologia qualitativa, incluindo análise documental e entrevistas. Os resultados indicam dificuldade na implementação de práticas de ensino efetivas associadas às tecnologias digitais de informação e comunicação, afetando o êxito no ensino de geometria. Os resultados indicam a necessidade de elaboração de estratégias de ensino aprimoradas e suporte institucional para melhorar o ensino com impacto direto na qualidade das aprendizagens.__ABSTRACT: This work aims to revisit the history of geometry, discussing its significance in the development of mathematical knowledge. It analyzes the skills needed for teaching geometry as outlined by the Maranhense Territorial Curriculum Document (DCTM), with a focus on the 6th grade of elementary school. The study includes research with teachers from public and private elementary schools, specifically those teaching the 6th grade. It examines their perceptions of the challenges and pedagogical practices in teaching geometry. The findings indicate difficulties in implementing effective teaching practices related to digital information and communication technologies, affecting the success of geometry teaching. The results suggest the need for the development of improved teaching strategies and institutional support to enhance teaching quality and learning outcomes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgeometria;pt_BR
dc.subjectensino fundamental;pt_BR
dc.subjectDCTM;pt_BR
dc.subjecteducação Matemática;pt_BR
dc.subjectgeometry;pt_BR
dc.subjectelementary schoolpt_BR
dc.subjectDCTM,pt_BR
dc.subjectMathematical education.pt_BR
dc.titleA geometria sob o enfoque no documento curricular do território maranhense: uma visão docente sobre as habilidades do 6° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeGeometry under the focus of the curricular document of the Maranhão territory: a teaching perspective on the skills of the 6th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jackeline_Barbosa_Souto.pdfTrabalho de Conclusão de Curso631,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.