Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Jennys Jhoplin Paiva-
dc.date.accessioned2025-09-29T18:27:51Z-
dc.date.available2025-09-29T18:27:51Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9975-
dc.description.abstractRESUMO: Esse trabalho tem como objetivo geral investigar sobre a utilização dos jogos como proposta metodológica no processo Ensino-Aprendizagem dos conceitos matemáticos. A inserção de novas metodologias no âmbito escolar auxilia na prática docente, contribuindo para o desenvolvimento e o pensar matemático do discente. O jogo nas aulas de Matemática torna-se um recurso que pode ser utilizado como facilitador no processo Ensino-Aprendizagem. Metodologicamente, esta trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva. Com base na revisão bibliográfica, compreende-se que os jogos são utilizados como recurso para a educação há muito tempo. Para tanto, buscou-se o aprofundamento nos aspectos históricos da utilização desse recurso. Destaca-se as vantagens e desvantagens dessa proposta metodológica, assim como o papel de mediador do professor e a participação do aluno no desenvolvimento da proposta pedagógica. Portanto, através das experiências relatadas nessa pesquisa, conclui-se que os jogos podem contribuir muito no processo Ensino-Aprendizagem de Matemática, mostrando-se benéfico em todos os níveis de escolaridade.___ABSTRACT: The general objective of this work is to investigate the use of games as a methodological proposal in the Teaching-Learning process of mathematical concepts. The insertion of new methodologies in the school helps in the teaching practice, contributing to the development and mathematical thinking of the students. The game in Math classes becomes a resource that can be used as a facilitator in the Teaching Learning process. Methodologically, this is a descriptive bibliographic research. Based on the literature review, it is understood that games have been used as a resource for education for a long time. To this end, a deepening of the historical aspects of the use of this resource was sought. The advantages and disadvantages of this methodological proposal are highlighted, as well as the teacher's mediating role and the student's participation in the development of the pedagogical proposal. Therefore, through the experiences reported in this research, it is concluded that games can contribute a lot to the process of Mathematics Teaching-Learning, being beneficial in all levels of schooling.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectjogos educacionais;pt_BR
dc.subjectjogos no ensino-aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.subjectprocesso ensino-aprendizagem de Matemática;pt_BR
dc.subjecteducational games;pt_BR
dc.subjectgames in Mathematics teaching-learning;pt_BR
dc.subjectMathematics teaching-learning process.pt_BR
dc.titleO uso de jogos como metodologia no processo ensino aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe use of games as a methodology in the teaching-learning process of Mathematicspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jennys_Jhoplin_Paiva_Sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.