Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9976
Título: A robótica no processo de ensino de matemática por meio do projeto Maratoninha Maker
Título(s) alternativo(s): Robotics in the process of teaching mathematics through the Maratoninha Maker project
Autor(es): MENDES, Karla Carollyne Pereira
Palavras-chave: robótica educacional;
ensino de Matemática;
Maratoninha Maker;
educational robotics;
Mathematics teaching;
Maratoninha Maker.
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A educação passa por transformações constantes, e o professor, enquanto sua prática docente, precisa estar preparado para essas mudanças, principalmente no que diz respeito a capacitações e melhorias constantes. Dessa forma, com os avanços tecnológicos no contexto educacional, faz-se necessário investigar a importância da Robótica no processo de ensino de matemática. Assim, por meio da abordagem pedagógica construcionista de Papert, sendo também influenciado por Piaget e Vygotsky, investigamos professores da rede pública do Maranhão que foram capacitados pelo projeto Maratoninha Maker para analisarmos conteúdos matemáticos que estão relacionados com robótica e despertarmos o fomento da inovação em sala de aula.___ABSTRACT: Education undergoes constant transformations, and the teacher, while his teaching practice, needs to be prepared for these changes, especially with regard to training and constant improvements. Thus, with technological advances in the educational context, it is necessary to investigate the importance of robotics in the process of teaching mathematics. Thus, through Papert's constructionist pedagogical approach, which is also influenced by Piaget and Vygotsky, we investigated teachers from the public network of Maranhão who were trained by the Maratoninha Maker project to analyze mathematical contents that are related to robotics and awaken the promotion
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9976
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karla_Carollyne_Pereira_Mendes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.