Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9980
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | VIEIRA, Lucas Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-30T16:57:23Z | - |
dc.date.available | 2025-09-30T16:57:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9980 | - |
dc.description | ABSTRACT The proposal of the present work is concurrent with some challenges related to the teaching of and construction of strategies for new teaching methodologies for students with visual impairments. Therefore, it was necessary to investigate the main difficulties of students with visual impairment in learning mathematics; seek, in the literature, methodologies that minimize the segregation of students with visual impairments; The applicability of inclusive education in mathematics learning. This is a research with a qualitative approach, in which a bibliographic survey was initially carried out, based on research in virtual search databases, books, articles, among others. It presents, in addition to historical and conceptual information, a diversity of resources for teaching- learning mathematics for people with visual impairment. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A proposta do presente trabalho é discutir alguns desafios relacionados ao ensino da Matemática e elaboração de novas estratégias metodológicas de ensino para alunos com Deficiência Visual. Para tanto, foi necessário investigar as principais dificuldades dos alunos com DV na aprendizagem da Matemática; buscar, na literatura, metodologias que minimizam a segregação dos alunos com deficiência visual; demonstrar a aplicabilidade do ensino inclusivo na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foi realizada, inicialmente, um levantamento bibliográfico, a partir de pesquisas em bases virtuais de busca, livros, artigos, entre outros. Apresenta como resultado, além de informações históricas e conceituais, uma diversidade de recursos para o Ensino-Aprendizagem de Matemática para pessoas com Deficiência Visual. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | deficiência visual; | pt_BR |
dc.subject | ensino; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem de matemática; | pt_BR |
dc.subject | ensino inclusivo | pt_BR |
dc.subject | visual impairment; | pt_BR |
dc.subject | teaching; | pt_BR |
dc.subject | learning mathematics; | pt_BR |
dc.subject | inclusive education. | pt_BR |
dc.title | A Inclusão de alunos com deficiência visual: desafios para o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | The Inclusion of Students with Visual Impairments: Challenges for the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Process | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS_VIEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 873,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.