Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIEIRA, Lucas Costa-
dc.date.accessioned2025-09-30T16:57:23Z-
dc.date.available2025-09-30T16:57:23Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9980-
dc.descriptionABSTRACT The proposal of the present work is concurrent with some challenges related to the teaching of and construction of strategies for new teaching methodologies for students with visual impairments. Therefore, it was necessary to investigate the main difficulties of students with visual impairment in learning mathematics; seek, in the literature, methodologies that minimize the segregation of students with visual impairments; The applicability of inclusive education in mathematics learning. This is a research with a qualitative approach, in which a bibliographic survey was initially carried out, based on research in virtual search databases, books, articles, among others. It presents, in addition to historical and conceptual information, a diversity of resources for teaching- learning mathematics for people with visual impairment.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A proposta do presente trabalho é discutir alguns desafios relacionados ao ensino da Matemática e elaboração de novas estratégias metodológicas de ensino para alunos com Deficiência Visual. Para tanto, foi necessário investigar as principais dificuldades dos alunos com DV na aprendizagem da Matemática; buscar, na literatura, metodologias que minimizam a segregação dos alunos com deficiência visual; demonstrar a aplicabilidade do ensino inclusivo na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foi realizada, inicialmente, um levantamento bibliográfico, a partir de pesquisas em bases virtuais de busca, livros, artigos, entre outros. Apresenta como resultado, além de informações históricas e conceituais, uma diversidade de recursos para o Ensino-Aprendizagem de Matemática para pessoas com Deficiência Visual.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdeficiência visual;pt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectaprendizagem de matemática;pt_BR
dc.subjectensino inclusivopt_BR
dc.subjectvisual impairment;pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectlearning mathematics;pt_BR
dc.subjectinclusive education.pt_BR
dc.titleA Inclusão de alunos com deficiência visual: desafios para o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe Inclusion of Students with Visual Impairments: Challenges for the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Processpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS_VIEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso873,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.