Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9982
Título: A utilização de materiais didáticos manipuláveis nas aulas de matemática na perspectiva de alunos e professores do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The use of manipulative teaching materials in mathematics classes from the perspective of high school students and teachers
Autor(es): PENHA, Juan Santos
Palavras-chave: materiais didáticos manipuláveis;
ensino – aprendizagem;
conceitos matemáticos.
manipulable teaching materials;
teaching – learning;
mathematical concepts.
Data do documento: 20-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem como objetivo determinar como o material didático manipulável pode contribuir para abstração dos conceitos matemáticos pelos alunos, assim como empecilhos e contribuições que esta ferramenta de ensino fornece aos professores quando usada em sala de aula. Dessa forma, descrevemos ainda como esses materiais concretos podem ser definidos e classificados, bem como destacamos sua importância no processo de ensino-aprendizagem, além de percepções que os professores devem ter em relação a escolha e seu uso. Aplicamos uma Sequência Didática com os alunos do campo de pesquisa, cuja abordagem foi o uso do Materiais Didáticos manipulável nas aulas de matemática, e expomos alguns resultados dela com base na concepção do pesquisador, que destacou o uso dessa ferramenta como uma metodologia de ensino que contribuiu tanto para o aprendizado dos alunos quanto no ensino do professor. Esta pesquisa foi de cunho qualitativa- exploratória-descritiva, e os dados foram coletados por meio do questionário online. Esses dados por sua vez, foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir disso, concluímos com base nos resultados que o Material Didático Manipulável contribui de modo significativo no processo de Ensino-Aprendizagem, uma vez que possibilita a estruturação e compreensão dos conceitos matemáticos, o que permite o aluno ver a Matemática com uma perspectiva diferente, além disso destacamos que os professores vêm essa forma de ensinar como algo que colabora no ensino de conceitos abstratos.
Descrição: ABSTRAT The present work aims to determine how manipulative teaching material can contribute to the abstraction of mathematical concepts by students, as well as obstacles and contributions that this teaching tool provides to teachers when used in the classroom. In this way, we also describe how these concrete materials can be defined and classified, as well as highlighting their importance in the teaching-learning process, as well as perceptions that teachers should have regarding their choice and use. We applied a Didactic Sequence with students in the research field, whose approach was the use of manipulable Didactic Materials in mathematics classes, and we presented some results based on the researcher's conception, which highlighted the use of this tool as a teaching methodology that contributed to both student learning and teacher teaching. This was a qualitative-exploratory-descriptive research, and data was collected through an online questionnaire. These data, in turn, were analyzed using Bardin's Content Analysis. From this, we concluded based on the results that the Manipulable Didactic Material contributes significantly to the Teaching-Learning process, as it enables the structuring and understanding of mathematical concepts, which allows the student to see Mathematics from a different perspective, Furthermore, we highlight that teachers see this way of teaching as something that helps in teaching abstract concepts.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9982
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juan_Penha.pdfTrabalho de Conclusão de Curso595,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.