Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Felipe Cassius Ferreira-
dc.date.accessioned2025-09-30T17:21:37Z-
dc.date.available2025-09-30T17:21:37Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9983-
dc.descriptionABSTRACT This monograph addresses the abstraction of mathematical concepts and their application in reality, focusing on teaching fractions for Elementary School. The research aims to develop a teaching proposal that facilitates the understanding of fractions and their operations, promoting the association between theoretical content and students' daily lives. The methodology used was a bibliographical research based on authors who discuss concrete and abstract mathematics, aiming to understand how the abstraction process can be worked pedagogically. As a product of this research, a didactic sequence was created that integrates practical activities and contextualized examples, facilitating the transition from the concrete to the abstract. The proposal seeks to strengthen students' understanding of fractions and their operations, so that they are able to apply these concepts in everyday situations, promoting more meaningful and lasting learning.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Esta monografia aborda a abstração de conceitos matemáticos e sua aplicação na realidade, com foco no ensino de frações para o Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didática que facilite a compreensão de frações e suas operações, promovendo a associação entre o conteúdo teórico e o cotidiano dos alunos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que discutem a matemática concreta e abstrata, visando entender como o processo de abstração pode ser trabalhado pedagogicamente. Como produto desta pesquisa, foi elaborada uma sequência didática que integra atividades práticas e exemplos contextualizados, facilitando a transição do concreto para o abstrato. A proposta busca fortalecer o entendimento dos alunos sobre frações e suas operações, de modo que eles consigam aplicar esses conceitos em situações do dia a dia, promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de frações,pt_BR
dc.subjectabstração matemática,pt_BR
dc.subjectsequência didática,pt_BR
dc.subjectensino fundamental,pt_BR
dc.subjectmatemática concreta.pt_BR
dc.subjectteaching fractions,pt_BR
dc.subjectmathematical abstraction,pt_BR
dc.subjectdidactic sequence,pt_BR
dc.subjectelementary education,pt_BR
dc.subjectconcrete mathematics.pt_BR
dc.titleAbstração de conceitos matemáticos e aplicação na realidade: uma proposta didática para o ensino de frações no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAbstraction of mathematical concepts and application to reality: a didactic proposal for teaching fractions in elementary schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELIPE_GOMES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso820,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.