Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9983
Título: | Abstração de conceitos matemáticos e aplicação na realidade: uma proposta didática para o ensino de frações no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Abstraction of mathematical concepts and application to reality: a didactic proposal for teaching fractions in elementary school |
Autor(es): | GOMES, Felipe Cassius Ferreira |
Palavras-chave: | ensino de frações, abstração matemática, sequência didática, ensino fundamental, matemática concreta. teaching fractions, mathematical abstraction, didactic sequence, elementary education, concrete mathematics. |
Data do documento: | 19-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Esta monografia aborda a abstração de conceitos matemáticos e sua aplicação na realidade, com foco no ensino de frações para o Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didática que facilite a compreensão de frações e suas operações, promovendo a associação entre o conteúdo teórico e o cotidiano dos alunos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que discutem a matemática concreta e abstrata, visando entender como o processo de abstração pode ser trabalhado pedagogicamente. Como produto desta pesquisa, foi elaborada uma sequência didática que integra atividades práticas e exemplos contextualizados, facilitando a transição do concreto para o abstrato. A proposta busca fortalecer o entendimento dos alunos sobre frações e suas operações, de modo que eles consigam aplicar esses conceitos em situações do dia a dia, promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura. |
Descrição: | ABSTRACT This monograph addresses the abstraction of mathematical concepts and their application in reality, focusing on teaching fractions for Elementary School. The research aims to develop a teaching proposal that facilitates the understanding of fractions and their operations, promoting the association between theoretical content and students' daily lives. The methodology used was a bibliographical research based on authors who discuss concrete and abstract mathematics, aiming to understand how the abstraction process can be worked pedagogically. As a product of this research, a didactic sequence was created that integrates practical activities and contextualized examples, facilitating the transition from the concrete to the abstract. The proposal seeks to strengthen students' understanding of fractions and their operations, so that they are able to apply these concepts in everyday situations, promoting more meaningful and lasting learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9983 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIPE_GOMES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 820,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.