Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9985
Título: O uso de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática: Como é no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) o uso desses materiais?
Título(s) alternativo(s): The use of manipulative materials in Mathematics classes: How are these materials used in the context of Youth and Adult Education (EJA)?
Autor(es): SOARES, Luana Barbara Barbosa
Palavras-chave: materiais manipuláveis;
conceitos Matemáticos;
EJA;
prática pedagógica;
manipulating materials;
Mathematical concepts;
EJA;
pedagogical practice.
Data do documento: 30-Nov-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de Materiais Manipuláveis pode ser instrumento de incentivo e facilitador da aprendizagem para os alunos da EJA na apropriação de conhecimentos matemáticos. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo cujos dados foram analisados mediante abordagem quantitativa, por trabalhar com pessoas e aspectos sociais, essa abordagem mostrou-se mais favorável para o estudo em questão. Foram realizadas análises das contribuições que podem ser geradas de acordo com o uso de materiais manipuláveis voltado para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados da pesquisa sugerem que a prática pedagógica com utilização de Materiais Manipuláveis gera a possibilidade de uma prática mais dinâmica, a intensificação do diálogo entre alunos-professor e alunos-alunos e a compressão de objetos matemáticos a partir do uso desses materiais. Foi possível constatar contribuições para o ensino e aprendizagem como, por exemplo, elevação da motivação dos alunos para interagir ativamente das aulas, facilidade na identificação das dificuldades dos alunos e, assim, podendo trabalhá-las de forma mais dinâmica, possibilidade de maior compreensão dos conceitos por parte dos alunos e favorecimento da percepção das diferenças e similaridades entre os conceitos matemáticos. Assim como, analisar a percepção dos professores de Matemática da modalidade Educação de Jovens e Adultos quanto aos alunos, quanto às dificuldades que se encontram nestas turmas, se é utilizado e como utilizam materiais manipuláveis.___ABSTRACT: The present research aims to analyze how the use of Manipulating Materials can be an instrument to encourage and facilitate learning for EJA students in the appropriation of mathematical knowledge. It is a matter of critical knowledge, analysis of problems of analysis of people and social aspects, of analysis of study, of analysis more favorable to the study. They were designed according to the teaching and learning of manipulative materials for teaching and learning concepts (EJA). research results the pedagogical practice with the use of manipulative materials a more dynamic practice, an intensification of the dialogue between student-teachers and a possibility of using mathematical materials from these materials. Contributions to teaching were found, as possible, and as a motivation for students to actively interact in the classes, ease in identifying students' difficulties and, thus, being able to work them in a more dynamic way, with greater capacity for students' understanding. concepts by the students and favoring the perception of differences and similarities between mathematical concepts. As well as, it analyzes the perception of Mathematics teachers of the Youth and Adult Education Modality regarding the students, regarding the difficulties that they find to the students, if they are in these classes if they are used and how they use manipulative materials
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9985
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana_Barbara_Barbosa_Soares.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.