Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9987
Título: | A abordagem da História da Matemática nos livros didáticos do PNLD 2020: anos finais do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The approach to the History of Mathematics in PNLD 2020 textbooks: final years of Elementary School |
Autor(es): | COSTA, Miquéias Viana da |
Palavras-chave: | história da Matemática; ensino – aprendizagem; livro didático; anos finais do ensino fundamental; menções; history of Mathematics; teaching–learning; textbook; last years of elementary school; mentions. |
Data do documento: | 27-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A História da Matemática (HM) tem sido apontada como uma importante metodologia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e com isso estudiosos e documentos oficiais têm recomendado sua inclusão dentro das salas de aulas. Um dos recursos para a abordagem da HM seria através do livro-didático, pois ele continua sendo uma importante ferramenta utilizada nas salas de aula para a propagação do ensino. Esse trabalho tem como Objetivo Geral analisar de que forma a História da Matemática é abordada nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Para tal, fizemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, através de análise bibliográfica, a fim de reforçar a importância do uso da HM como metodologia de ensino e sua inclusão dentro do livro didático. Posteriormente escolhemos duas coleções de livros de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, a saber, A Conquista da Matemática e Teláris Matemática. Assim, analisamos de que maneira é feita a apresentação da História da Matemática, para assim contribuir e destacar a importância de sua inclusão nos livros didáticos. Para a análise dos dados, tomamos como categorias três tipos de agrupamentos de menções a HM, que podem ser encontrados nos livros didáticos de Matemática, que são: “Estratégia didática”, “Elucidação dos porquês e do para que?” e “Formação cultural”, baseados nas pesquisas e estudos apresentados neste trabalho. Após feito as análises, podemos afirmar que houve uma preocupação dos autores das coleções em inserir uma História da Matemática mais construtiva e que participa no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos e conceitos matemáticos em sala de aula. Logo notamos que houve uma utilização mais adequada da HM, nos livros didáticos, em conformidade com aquilo que os documentos oficiais e educadores matemáticos recomendam.__ABSTRACT: The History of Mathematics (HM) has been pointed out as an important methodology in the teaching-learning process of Mathematics and, consequently, scholars and official documents have recommended its inclusion in classrooms. One of the resources for approaching the HM would be through the textbook, because it remains an important tool used in classrooms for the propagation of teaching. The general objective of this work is to analyze how the History of Mathematics is approached in the textbooks of the final years of Elementary School, approved by National Textbook Program Guide 2020. For this job, a survey was done with a qualitative approach, through bibliographic analysis, in order to reinforce the importance of using HM as a teaching methodology and its inclusion within the textbook. Subsequently, two collections of Mathematics books from the final years of Elementary School were chosen, Conquest of Mathematics and Telaris Mathematics. So it was analyzed how the presentation of the History of Mathematics is made, in order to contribute and highlight the importance of its inclusion in textbooks. For data analysis, three types of groupings of HM mentions were placed as categories, which can be found in Mathematics textbooks, which are: “Didactic Strategy”, “Elucidation of the whys and for what?” and “Cultural Formation”, based on research and studies presented in this work. After the analysis, we can affirm that there was a concern of the authors of the collections to insert a more constructive History of Mathematics and that participates in the teaching and learning process of mathematical contents and concepts in the classroom. We soon noticed that there was a more adequate use of HM in textbooks, in accordance with what official documents and math educators recommend. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9987 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miqueias_Viana_da_Costa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.