Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9988
Título: | A educação financeira nos livros didáticos de matemática nas séries finais do fundamental: o que os números mostram? |
Título(s) alternativo(s): | Financial education in mathematics textbooks for the final years of elementary school: what do the numbers show? |
Autor(es): | ROCHA, Pamela Marreiros Araujo |
Palavras-chave: | educação financeira; dinheiro; consumo; livros didáticos de Matemática; financial education; money; consumption; Mathematics textbooks. |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A educação financeira nas escolas é fundamental para capacitar os alunos a se tornarem adultos responsáveis, conscientes e capazes de gerir eficazmente seus recursos financeiros em uma sociedade complexa e em constante mudança. A educação financeira nas escolas desempenha um papel importante no desenvolvimento dos alunos, preparando-os para tomar decisões financeiras e enfrentar os desafios econômicos do mundo real. A educação financeira prepara os alunos com as habilidades necessárias para lidar com questões financeiras na vida adulta. Os alunos aprendem a tomar decisões para evitar dívidas excessivas. Ao receber a educação financeira desde jovens, os alunos têm mais probabilidade de desenvolver hábitos financeiros saudáveis que perdurarão ao longo de suas vidas. Esta pesquisa avalia o quantitativo de problemas propostos, com a abordagem sobre educação financeira, nos livros didáticos de Matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa é do tipo quantitativa. Dos resultados obtidos, observamos que dos eixos da educação financeira (dinheiro, consumo e planejamento), houve um número bem acentuado no eixo dinheiro, enquanto o eixo consumo foi bem reduzido. Diante desse cenário se faz necessário repensar sobre essas distribuições das questões referentes à educação financeira propostas nos livros, uma vez que quanto mais cedo o aluno tiver a consciência de seus gastos, melhor será para a vida financeira dele.__ABSTRACT: Financial education in schools is essential to enable students to become responsible, aware adults capable of effectively managing their financial resources in a complex and constantly changing society. Financial education in schools plays an important role in the development of students, preparing them to make financial decisions and face real-world economic challenges. Financial education prepares students with the skills necessary to deal with financial issues in adulthood. Students learn to make decisions to avoid excessive debt. By receiving financial education from a young age, students are more likely to develop healthy financial habits that will last throughout their lives. This research evaluates the number of problems proposed, with an approach to financial education, in Mathematics textbooks from the 6th to the 9th year of elementary school. The research is quantitative. From the results obtained, we observed that of the axes of financial education (money, consumption and planning), there was a very high number in the money axis, while the consumption axis was very reduced. Given this scenario, it is necessary to rethink these distributions of questions relating to financial education proposed in the books, since the sooner the student is aware of their expenses, the better it will be for their financial life. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9988 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pamela_Marreiros_Araujo_Rocha.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.