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http://hdl.handle.net/123456789/9990
Título: | Possibilidades para o ensino de frações a partir do Tangram |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities for teaching fractions using Tangram |
Autor(es): | CARDOSO, Emanuel Eduardo Santos |
Palavras-chave: | Tangram; fração; sequência didática. Tangram; fraction; didatic sequence. |
Data do documento: | 20-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este trabalho objetivou analisar as contribuições do Tangram no processo de aprendizado de conceitos fracionários como adição, equivalência, simplificação e decomposição de figuras. Para isso, utilizou-se a abordagem metodológica quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Ensino Básico localizada no município de São Luís, no estado do Maranhão e contou com a participação de 22 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, onde foi aplicado uma sequência didática estruturada em cinco etapas e que contou com uma duração total de dois horários escolares. A primeira etapa consistiu em uma breve apresentação sobre a origem do Tangram e as lendas que norteiam sua origem, além da apresentação de sete suas peças. A segunda etapa consistiu em mostrar, geometricamente, a construção do Tangram por meio de dobraduras (Kirigami), evidenciando as frações correspondentes a cada peça do Tangram e ressaltando conceitos como numerador e denominador. A terceira etapa consistiu em uma reflexão em conjunto com os alunos sobre como a combinação de certas peças do Tangram podem formar as demais peças. A quarta etapa consistiu em momento lúdico de manipulação tátil das peças. E por fim, na quinta etapa foi aplicada uma Atividade com o objetivo de avaliar o impacto no aprendizado dos alunos. A coleta dos dados foi realizada através de observações e interações com os alunos durante todas as etapas. Também fez parte do processo da coleta de dados a Atividade aplicada durante a quinta etapa. Das considerações finais, consideramos positivamente o seu uso, pois não somente promoveu o envolvimento dos alunos, como também facilitou a visualização prática dos conceitos de frações. |
Descrição: | ABSTRACT This study aimed to analyze the contributions of Tangram in the learning process of fractional concepts such as addition, equivalence, simplification, and decomposition of figures. A qualitative-quantitative methodological approach was used. The research was conducted in a Basic Education School located in São Luís, Maranhão, and involved 22 students from the 6th grade of Middle School. A didactic sequence, structured in five stages and lasting a total of two school periods, was implemented. The first stage involved a brief presentation on the origin of Tangram and the legends surrounding its creation, as well as an introduction to its seven pieces. In the second stage, the geometric construction of Tangram was showed through paper folding (Kirigami). This stage highlighted the fractions that correspond to each piece and emphasized concepts such as numerator and denominator. The third stage included a group discussion with the students on how combining certain Tangram pieces could form the other pieces. The fourth stage was a playful tactile interaction with the pieces. Finally, the fifth stage involved an activity designed to assess the impact on the students' learning. The data collection was carried out through observations and interactions with the students during all stages, with the activity applied in the fifth stage also being part of the data collection process. In the final considerations, we assessed its use positively, as it not only promoted student engagement but also made it easier to visualize the practical concepts of fractions. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9990 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
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EMANUEL_CARDOSO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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