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http://hdl.handle.net/123456789/9992
Título: | Ensino de progressões: uma proposta por meio de resolução de problemas em modelagem matemática |
Título(s) alternativo(s): | Teaching progressions: a proposal through problem-solving in mathematical modeling |
Autor(es): | MENDES, Gabriel Kawan |
Palavras-chave: | ensino de progressões; resolução de problemas; modelagem matemática. teaching progressions; problem solving; mathematical modeling. |
Data do documento: | 19-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Observa-se no dia a dia diferentes situações que possuem padrões e regularidades, sejam elas numéricas ou não. Portanto, identificar regularidades permite analisar e compreender o mundo e suas características. Dessa forma, o ensino de progressões é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos capazes de observar a realidade por meio de padrões. Considerando a relevância da aprendizagem do conteúdo de progressões, analisam-se as contribuições das metodologias de resolução de problemas e da modelagem matemática no ensino de progressões. Logo, o objetivo é apresentar uma proposta de ensino de progressões por meio da resolução de problemas em modelagem matemática. A metodologia escolhida segue a pesquisa bibliográfica, descritiva e quali-quantitativa, complementada por procedimentos de pesquisa em um estudo de campo. Os resultados obtidos apontam que a modelagem matemática possibilitou a elaboração de situações-problema relevantes e práticas para aplicação em sala de aula. A resolução de problemas permitiu que os alunos raciocinassem e discutissem diferentes formas de solucionar as questões apresentadas, contribuindo para a aplicação do conteúdo estudado e promovendo um movimento interativo entre acertos, erros e esclarecimento de dúvidas. Com isso, percebeu-se que os alunos tiveram uma aprendizagem significativa ao demonstrar domínio sobre o conteúdo abordado após a aplicação da pesquisa. Além disso, notou-se que, nas escolas públicas, o ensino de progressões na educação básica e nos livros didáticos ainda não tem sido explorado com a devida relevância. |
Descrição: | ABSTRACT Different situations are observed on a daily basis that have patterns and regularities, whether numerical or not. Therefore, identifying regularities allows you to analyze and understand the world and its characteristics. Therefore, teaching progressions is funda- mental for the development of individuals capable of observing reality through patterns. Considering the relevance of learning the content of progressions, the contributions of problem-solving methodologies and mathematical modeling in teaching progressions are analyzed. Therefore, the objective is to present a proposal for teaching progressions th- rough problem solving in mathematical modeling. The chosen methodology follows bibli- ographic, descriptive and qualitative-quantitative research. Continuing with the research procedures through a field study. The results generated indicate that mathematical mo- deling made it possible to create relevant and practical problem situations for application in the classroom. Problem solving allowed students to reason and discuss ways to solve the problems presented, contributing to the application of the content studied and the interactive movement between successes, errors and guidance on doubts. With this, it was noticed that the students had significant learning by presenting a mastery of the content covered after applying the research. Furthermore, it was noted that in public schools the teaching of progressions in basic education and in textbooks has not been explored with a view to relevance. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9992 |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura Plena em Matemática |
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GABRIEL_MENDES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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