Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9993
Título: As metodologias ativas no ensino de cálculo diferencial e integral no curso de matemática
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in teaching differential and integral calculus in mathematics courses
Autor(es): SANTOS, Jhonathan Felipe Da Silva
Palavras-chave: metodologias ativas;
ensino;
matemática;
cálculo.
active methodologies;
teaching;
mathematics;
calculus.
Data do documento: 21-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino de Cálculo Diferencial e Integral é essencial nos cursos de Matemática, tanto pela sua relevância profissional quanto pelos desafios no ensino-aprendizagem. Recentemente, metodologias ativas têm sido exploradas como uma alternativa para melhorar a compreensão e o desempenho dos alunos, focando em torná-los protagonistas do próprio aprendizado e incentivando uma participação mais ativa na construção do conhecimento. O problema da pesquisa é: De que forma as metodologias ativas influenciam o processo de ensino na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no curso de Matemática? O objetivo geral permite compreender a importância do uso de metodologias ativas no ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no curso de Matemática. Nesta perspectiva, a pesquisa considera que várias metodologias ativas são eficazes no ensino de Matemática, ajustando-se a diferentes contextos e necessidades. Essas práticas podem melhorar o desempenho acadêmico ao incentivar maior participação e compreensão dos conceitos. A metodologia desta pesquisa envolve uma revisão bibliográfica sistemática de estudos sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Serão examinados artigos, dissertações, teses e documentos relevantes para identificar práticas pedagógicas, avaliar seus efeitos e compreender as condições em que essas metodologias são mais eficazes. A revisão bibliográfica foi escolhida por permitir a análise de uma ampla gama de fontes, proporcionando uma visão abrangente sobre o tema.
Descrição: ABSTRACT The teaching of Differential and Integral Calculus is essential in Mathematics courses, both for its professional relevance and the challenges it presents in the teaching- learning process. Recently, active methodologies have been explored as an alternative to improve students' understanding and performance, focusing on making them protagonists of their own learning and encouraging more active participation in the construction of knowledge. The research problem is: How do active methodologies influence the teaching process in the discipline of Differential and Integral Calculus in Mathematics courses? The overall objective is to understand the importance of using active methodologies in the teaching of Differential and Integral Calculus in Mathematics courses. From this perspective, the research considers that several active methodologies are effective in Mathematics education, adapting to different contexts and needs. These practices can enhance academic performance by encouraging greater participation and a deeper understanding of concepts. The methodology of this research involves a systematic literature review of studies on the use of active methodologies in the teaching of Differential and Integral Calculus. Articles, dissertations, theses, and relevant documents will be examined to identify pedagogical practices, assess their effects, and understand the conditions under which these methodologies are most effective. The literature review was chosen for its ability to compile and analyze a wide range of sources, providing a comprehensive view of the topic.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9993
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jhonathan_Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso533 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.