Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBASÍLIO, Karlene Moura Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-10-01T14:08:07Z-
dc.date.available2025-10-01T14:08:07Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9996-
dc.description.abstractRESUMO: A evolução da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), como se sabe, alcançou todos os setores da vida do indivíduo, estando presente no dia a dia, como: momentos de lazer, no trabalho, no supermercado, e também no ambiente educacional, tanto no ensino básico como superior. O trabalho que se apresenta, tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica e de campo para investigar o uso das tecnologias e recursos tecnológicos; bem como suas implicações no processo de ensino-aprendizagem em geografia, por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, com base em autores da área e estudo de campo, através de questionário. Diante de tais fatos foi possível identificar que as tecnologias auxiliam no processo de aprendizagem, a partir do momento em que a instituição tem um profissional qualificado para o uso destes recursos. Assim, dentre os autores Amato (2012); Freire (2014); Gil (2002); Leão, Rocha (2022); Junior (2022), dentre outros, no uso das tecnologias como método de ensino-aprendizagem, os professores são convocados a interagir com os alunos por meio das tecnologias e de seus recursos, a pesquisar, questionar, analisar por meio de ferramentas tecnológicas.__ABSTRACT: The evolution of information and communication technology (ICTs), as isknown, reached all sectors of theindividual'slife,being presentin everydaylife, such as:inleisure time, at work,in the supermarket, and alsoin the educational environment , both in basic and higher education. The present work aims to carry out a bibliographical research to investigate the use of technologies and technological resources; as well as its implications in the teaching-learning process in geography. Through a qualitative bibliographic research, based on authors in the field. Given these facts, it was possible to identify that technologies helpin thelearning process, from the moment the institution has a professional or more qualified to use these resources. From Amato (2012); Freire (2014); Gil (2002); Leão, Rocha (2022); Junior (2022), the perspective of using technologies as a teaching-learning method, teachers are invited to interact with students through technologies and their resources, to research, question and analyze through technological tools.__REANUDAR: La evolución de las tecnologías de la info rmación y la comunicación (TIC), como es sabido, llegó a todos los sectores de la vida del individuo, estando presente enla vida cotidiana,tales como: en el tiempo libre, en el trabajo, en el supermercado, y también en el ámbito educativo. tanto en educación básica como superior. El presente trabajo tiene como objetivo realizar una investigación bibliográfica para investigar el uso de tecnologías y recursos tecnológicos; así como sus implicaciones en el proceso de enseñanza- aprendizaje en geografía. Mediante una investigación bibliográfica cualitativa, basada en autores en el campo. Ante estos hechos, se pudo identificar que las tecnologías ayudan en el proceso de aprendizaje, desde el momento en que la institución cuenta con un profesional o más calificado para utilizar estos recursos. Desde Amato (2012); Freire (2014); Gil (2002); Leão, Rocha (2022); Junior (2022), la perspectiva del uso de las tecnologías como método de enseñanza-aprendizaje, se invita a los docentes a interactuar con los estudiantes a través de las tecnologías y sus recursos, a investigar, cuestionary analizar a través de herramientas tecnológicas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecttecnologias;pt_BR
dc.subjectrecursos;pt_BR
dc.subjectaprendizagem;pt_BR
dc.subjecttechnologies;pt_BR
dc.subjectresources;pt_BR
dc.subjectlearning;pt_BR
dc.subjecttecnologías;pt_BR
dc.subjectrecursos;pt_BR
dc.subjectaprendiendo.pt_BR
dc.titleO uso das tecnologias e recursos tecnológicos: implicações no processo de ensino-aprendizagem em geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe use of technologies and technological resources: implications for the teaching-learning process in geographypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARLENEMOURARIBEIROBASÍLIO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso699,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.