Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9997
Título: A modelagem matemática no ensino médio: uma análise em questões contextualizadas com o esporte
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling in high school: an analysis of issues contextualized with sport
Autor(es): SARAIVA, Guilherme Vinicius Gonçalves
Palavras-chave: ensino de matemática;
modelagem matemática;
esportes;
ensino médio;
livros didáticos.
mathematics education;
mathematical modeling;
sports.;
high school;
textbooks.
Data do documento: 28-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino da matemática no ensino médio enfrenta desafios devido à percepção de que a disciplina é abstrata e descontextualizada, dificultando a aprendizagem dos estudantes. Nesse cenário, estratégias pedagógicas que aproximem a matemática de situações do cotidiano, como os esportes, são vistas como alternativas eficazes para tornar o aprendizado mais significativo e interessante. A Modelagem Matemática é um exemplo dessas estratégias, permitindo que os alunos vejam como a Matemática pode ser aplicada em diversos contextos. A pesquisa teve como objetivo analisar em livros didáticos, questões contextualizadas com o esporte e identificar se elas seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo um ensino mais dinâmico e próximo da realidade dos alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, no qual utilizou análise documental dos livros didáticos de três coleções aprovadas pelo PNLD 2021. A metodologia quantitativa foi empregada para a coleta e análise dos dados, visando identificar padrões e tendências. A coleção Conexões apresentou o maior número de questões contextualizadas, seguida de Matemática em Contexto, enquanto Prisma Matemática teve uma menor presença de questões com essa abordagem. Além disso, a aplicação de contextos esportivos nos livros didáticos foi considerada positiva, pois torna o ensino de Matemática mais relevante para os alunos e em conformidade com a BNCC, que preconiza o uso de contextos reais para o aprendizado dos conceitos matemáticos. Logo, o estudo conclui que a modelagem matemática, ao ser aplicada a problemas do cotidiano, como os esportes, facilita a compreensão dos conteúdos e aumenta o interesse dos alunos pela disciplina. A pesquisa sugere que, no futuro, seria interessante expandir o uso da modelagem matemática para outros contextos além dos esportivos, visando a uma aprendizagem ainda mais aplicada e envolvente.
Descrição: ABSTRACT The teaching of mathematics in high school faces challenges due to the perception that the subject is abstract and decontextualized, making learning difficult for students. In this context, pedagogical strategies that bring mathematics closer to real-life situations, such as sports, are seen as effective alternatives to make learning more meaningful and engaging. Mathematical Modeling is an example of such strategies, allowing students to see how mathematics can be applied in various contexts. The research aimed to analyze how these materials present context- based questions related to sports and identify whether they follow the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), promoting a more dynamic and reality-based teaching approach for students. The methodology used was case study, employing documental analysis of textbooks from three collections approved by PNLD 2021: Prisma Matemática, Conexões, and Matemática em Contexto. Contextualized questions related to sports were analyzed, identifying the presence of content such as Quadratic Functions and Progressions. A quantitative methodology was employed for data collection and analysis, aiming to identify patterns and trends. The Conexões collection presented the highest number of contextualized questions, followed by Matemática em Contexto, while Prisma Matemática had fewer questions with this approach. Additionally, the application of sports contexts in the textbooks was considered positive, as it makes mathematics teaching more relevant to students and in accordance with the BNCC, which advocates the use of real-life contexts for learning mathematical concepts. Therefore, the study concludes that mathematical modeling, when applied to everyday problems such as sports, facilitates the understanding of content and increases students' interest in the subject. The research suggests that, in the future, it would be interesting to expand the use of mathematical modeling to other contexts beyond sports, aiming for an even more applied and engaging learning experience.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9997
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura Plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERME_SARAIVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso966,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.