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Título: O quinto postulado da geometria Eudliciana como fundamento histórico da geometria hiperbólica uma introdução no âmbito educacional
Título(s) alternativo(s): The fifth postulate of Eudlician geometry as the historical foundation of hyperbolic geometry: an introduction in the educational field
Autor(es): SOUSA, Alexandre Pereira
Palavras-chave: geometria euclidiana;
quinto postulado;
geometria hiperbólica.
euclidean geometry;
fifth postulate;
hyperbolic geometry.
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo tem como objeto a geometria não euclidiana, em particular, a geometria hiperbólica no contexto do ensino e da aprendizagem da matemática e da formação do professor de matemática. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cuja pesquisa é idealizada a partir monografias, artigos, dissertações, teses e livros que tratam do assunto mencionado na bibliografia deste estudo. A Geometria é uma ciência de natureza lógica e dedutiva, sendo estabelecida por conceitos iniciais como ponto, reta e plano como também postulados e as noções comuns. Nestas condições Euclides organizou todo o conhecimento da época sobre a geometria em seu famoso livro Os Elementos. Euclides começou o desenvolvimento de seu trabalho utilizando cinco postulados, que seriam aceitos como base e nesse ensejo, o quinto, conhecido como postulado das paralelas se destacou, devido à forma como se apresentava causando grande polemica em razão de trazer na sua essência inquietações filosóficas, mencionadas por todos os estudiosos que mantinham contato com a obra. Muitos desses estudiosos ao longo da história afirmavam que se tratava de uma proposição e buscavam então, uma demonstração. Entre esses estudiosos encontravam-se matemáticos e filosóficos como também oportunistas que se sentiam desafiados e viam nesse desafio a oportunidade da fama e, nestas condições, enveredavam-se na busca de solucionar o misterioso postulado. E o problema que parecia elementar, agigantou-se, tornando-se por mais de dois milênios um desafio colossal. Em torno das tentativas de demonstração, foram descobertas novas formas de interpretação do quinto postulados como também uma nova geometria, a Geometria Hiperbólica, em que contradizia o quinto postulado e afirmava que por um ponto fora de uma reta passam pelo menos duas retas paralelas a reta dada, ou seja, uma infinidade de retas paralelas. Foi então o começo de uma serie de resultados novos, que influenciaram o conhecimento geométrico em torno do quinto postulado e que vieram a contribuir com a descoberta e consolidação da Geometria Hiperbólica e de sua consistência. Esses resultados, apesar de diferentes e distantes de alguns resultados da Geometria Euclidiana, possuem um encadeamento lógico que contribuíram com vários ramos da ciência.
Descrição: ABSTRACT The present study focuses on non-Euclidean geometry, specifically hyperbolic geometry within the context of mathematics teaching and learning, as well as the training of mathematics teachers. This is a qualitative study, with research based on monographs, articles, dissertations, theses, and books that address the subject matter mentioned in this study's bibliography. Geometry is a science of a logical and deductive nature, established by initial concepts such as point, line, and plane, as well as postulates and common notions. Under these conditions, Euclid organized all the knowledge of the time about geometry in his famous book The Elements. Euclid began the development of his work using five postulates, which would be accepted as a basis, and in this opportunity, the fifth, known as the parallel postulate, stood out due to the way it was presented, causing great controversy because it brought in its essence philosophical concerns, mentioned by all scholars who had contact with the work. Many of these scholars throughout history argued that it was a proposition and sought, therefore, a demonstration. Among these scholars were mathematicians and philosophers, as well as opportunists who felt challenged and saw in this challenge the opportunity for fame, and, under these conditions, embarked on the search to solve the mysterious postulate. And the problem that seemed elementary, grew, becoming for more than two millennia a colossal challenge. Around the attempts of demonstration, new forms of interpretation of the fifth postulate were discovered, as well as a new geometry, Hyperbolic Geometry, which contradicted the fifth postulate and stated that through a point outside a line pass at least two lines parallel to the given line, that is, an infinity of parallel lines. It was then the beginning of a series of new results, which influenced the geometric knowledge around the fifth postulate and which contributed to the discovery and consolidation of Hyperbolic Geometry and its consistency. These results, despite being different and distant from some results of Euclidean Geometry, have a logical chain that contributed to various branches of science.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9999
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